Puritanos

Os Puritanos defendiam ideais elevados de integridade e serviço à comunidade. Seus pregadores ensinavam uma doutrina de igualdade espiritual: um homem bom era tão bom quanto o outro, e melhor do que um nobre, um bispo ou um rei iníquo.

No continente, a causa de Deus estava sendo posta em risco pelo avanço do catolicismo.

Na Inglaterra, a Igreja estava corrompida pelos bispos e os tempos estavam fora de sintonia. O sermão dirigia-se à compreensão das pessoas e não às suas emoções, ao contrário dos hinos e rituais da Igreja.

O puritanismo forneceu uma vontade e espírito de luta. Boa parte dos imigrantes ingleses para o novo mundo eram protestantes.


“Para todo indivíduo na natureza é dada a propriedade individual por natureza, e não para ser invadida ou usurpada por alguém. Para todos da mesma forma que para si mesmo, logo ele possui auto-propriedade, pois de outra forma não poderia ser ele mesmo; e, por isso, nenhum terceiro deve presumir privar alguém de sua propriedade sem uma violação manifesta ou afronta aos vários princípios da natureza e a todas as regras de equidade e justiça entre os homens”
Richard Overton, “Uma Flecha contra Todos os Tiranos”, 1646.

Os Levellers (Niveladores, Igualitários) eram radicais que defendiam que o Parlamento deveria ser representante do povo, formado pelos ingleses livres. Eram pequenos proprietários, fazendeiros e artesãos.

Formavam o cerne do Novo Exército Modelo de Cromwell. Após a guerra, seus líderes foram presos, o Exército foi enviado para conquistar a Irlanda e muitos dos Levellers foram expulsos para as novas colônias.

“Liberdade verdadeira existe quando um homem recebe seu alimento e sua subsistência, e isto está no uso da terra”.
Gerrard Winstanley

Os Diggers eram ainda mais radicais. Defendiam os direitos comunais e queriam a abolição do trabalho assalariado.

O medo desses agitadores e de um levante social fez a pequena nobreza apoiar o retorno do rei, em 1660. A restauração garantia a ordem, a propriedade e a estabilidade social.

Com a volta do Rei, os radicais e agitadores, foram suprimidos violentamente. Mas no Novo Mundo suas ideias contestadoras encontraram um espaço onde a lei real era muito fraca para ser imposta.

Puritanos

Profano: Piratas e Cthulhu HouseWayne HouseWayne